"Vida de prostitutas ganha relato fiel em 'Do Outro Lado da Rua'"
Do outro lado da rua
Maio 2, 2017

Do outro lado da rua

A partir de histórias reais de pessoas que trabalham ou tiveram experiências com a prostituição, os atores se utilizam da técnica de teatro verbatim, que usa fones de ouvido, para reproduzir os relatos no palco. Em cena, os depoentes falam sobre rotina, violência, preconceitos, família, drogas e, claro, sexo.

Para a realização deste espetáculo, o elenco entrevistou diferentes tipos de profissionais que trabalham na noite. O resultado é um instigante panorama da prostituição, revelado pelas palavras de quem realmente habita esse universo. É possível enxergar além dos clichês ao conhecer a história de nove depoentes, entre eles Amara Moira, doutoranda em Letras, travesti e autora do livro "E Se Eu Fosse Puta" (Hoo Editora), ilustrado pela cartunista Laerte. No depoimento, ela revela detalhes de seus primeiros programas e conta como passou a enxergar a prostituição do ponto de vista sociológico. Em um dos trechos ela afirma:

"Quando a sociedade nos fecha as portas, quando a família expulsa de casa, quando a escola te violenta a ponto de você abandoná-la, quando os seus amigos voltam as caras, quando você perde qualquer possibilidade de manter o seu ciclo social, então quando tudo isso acontece, a prostituição vai ser o lugar que vai acolher as travestis. A gente estima que 90% das travestis esteja de alguma forma trabalhando com prostituição. E quando a gente pensa que, então, 90% de nós está lá, a gente acaba reconhecendo que a prostituição é o lugar que permite que a gente exista."

Esse espetáculo estreou no Teatro do Núcleo Experimental em 10 de setembro de 2016.

Ficha técnica

dramaturgia e direção
HERBERT BIANCHI

designer de luz
RODRIGO CAETANO

coordenação de produção
CLAUDIA MIRANDA

produção
DEBORAH GRAÇA e KATIA CALSAVARA

assessoria de Imprensa
PIPA PRODUÇÕES

fotos
ALINE SAMPAIO

Elenco:

ANA NEGREIROS
ANA PAULA SALVESTRO
DEBORAH GRAÇA
FERNANDA DIAS
GABRIELLA POTYE
KATIA CALSAVARA
LUCIANA GRILO
MUNIR PEDROSA
REGINA FONSECA
ROBERTA DOURADOS

← Principal Contato →
Teatro Verbatim ® 2017 Todos os direitos reservados.