"Ao focar na palavra, o verbatim consegue atingir partes da mente
aparentemente cauterizadas pela cobertura da mídia."

'Projeto Revide' ouve os dois lados da polarização social

Por Eduardo Nunomura, da CartaCapital

Sem muito esforço, a violência no Brasil pode ser retratada pela efígie de um presidente. Mas, já há algum tempo, tem múltiplas formas, muitos rostos, diferentes tipos e não poupa ninguém. E é a complexidade dela que faz com que a peça Projeto Revide assuma uma transcendência acima do normal.

Com direção de Herbert Bianchi e texto dele e de Letícia Sobral, a montagem dá voz a personagens que explicam porque somos e nos tornamos tão violentos, com um diferencial sobre muitas outras peças. Ela ouve os dois lados da polarização social. A partir da técnica verbatim, em que os atores usam fones de ouvido para reproduzir falas de pessoas reais, traz grande contribuição ao colocar discursos aparentemente contraditórios. Está lá a deputada reacionária que defende armar a população, assim como o traficante de uma facção criminosa ou o policial que defende mortes violentas. Tem a professora de esquerda com discurso correto, porém inalcançável para a maioria, parecendo se distanciar do povo. Ou a aposentada que tem medo de sair de casa para não se tornar vítima, opção inexistente para um jovem que mora na periferia conflagrada.

Bianchi já trabalhou com a técnica de teatro documentário em 'Hotel Mariana' (2017), 'Do outro lado da rua' (2016) e 'Ao pé do ouvido' (2015). Volta com uma peça que investe mais na encenação. 'Será que a violência pode ser catalogada em gaveteiros?'', questiona o diretor. A dramaturgia, assim, fica mais elaborada e teatral.

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Uma introdução à técnica verbatim

Existem várias maneiras de utilizar a técnica verbatim em uma peça de teatro documentário, algumas dessas formas são abordadas nesse vídeo por alguns dos mais proeminentes dramaturgos ingleses, como Alecky Blythe (London Road), Nadia Fall (Home), David Hare (Stuff Happens) e Nicolas Kent (The Colour of Justice). Lembre-se de ativar as legendas em português.

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Hotel Mariana e a possibilidade de tornar o real poético

Por Fernando Pivotto, do Aplauso Brasil

Segundo sua definição nos dicionários, “verbatim”, palavra de origem latina, significa “literalmente”, “com as mesmas palavras” ou “que reproduz com exatidão”. É, de certa forma, um elogio à pureza da transcrição ou da transmissão, a fim de garantir que a mensagem original siga inalterada.

Transposto para as artes do palco, o teatro verbatim é um braço do teatro documentário onde o(s) discurso(s) da(s) pessoa(s) documentada(s) deve(m) ser encenado(s), se não ipsis litteris, pelo menos com o mínimo possível de influência ou edição dramatúrgica, podendo dar voz àqueles que, por um motivo ou outro, não a tem.

Operando nessa interseção entre documental e encenado, espontâneo e ensaiado, o elenco consegue não cair no raso ou reducionista, mimetizando ritmos, melodias, tiques e outras idiossincrasias de seus documentados sem cair no caricatural. Repito, há alguma estranheza em ver alguém jovem interpretando (na falta de uma palavra melhor) alguém velho, ou em ver alguém que precisa rapidamente mudar de registro ao passar de um documentado para outro – e nesses momentos, vê-se incomodamente o ator se sobrepor ao documentado – mas parece tratar-se mais de uma escolha consciente da equipe criativa do que inabilidade ou insensibilidade.

Conseguindo aliar a crueza dos depoimentos, com o experimentalismo da atuação e os bons figurinos de Bia Pieralti e Carol Reissman e do cenário de Herbert Bianchi, Hotel Mariana propõe um novo olhar, pela via da poética, para o ocorrido.

Crédito da foto: Lenise Pinheiro

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Breve história do Teatro Verbatim

Teatro verbatim é uma técnica de teatro documentário que reproduz em cena as palavras exatas de pessoas reais sobre um determinado tema ou evento. O inusitado dessa maneira de fazer teatro é que, durante a apresentação, os atores reproduzem instantaneamente os áudios que estão ouvindo em fones de ouvido da maneira mais fiel possível, tentando atingir um grau de autenticidade que se aproxime da natureza de cada entrevistado. Embora o teatro documental não seja um fenômeno recente, a tendência de apresentar o teatro verbatim surgiu com força no teatro britânico contemporâneo ao longo da última década e muito do seu apelo reside no imediatismo do estilo, já que oferece uma plataforma instigante para falar de questões contemporâneas e permite tratar em pouco tempo de assuntos bem atuais. A técnica surgiu na Inglaterra no final dos anos 70 e tem ocupado um lugar central no cenário teatral britânico, a ponto de ser vista hoje como uma das formas mais potentes de teatro político, com alguns dos maiores teatros ingleses encenando peças de verbatim frequentemente.

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Veja o teaser de Hotel Mariana

Após o rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais, Munir Pedrosa e Herbert Bianchi se uniram para levar ao palco depoimentos reais de sobreviventes da maior tragédia socioambiental do Brasil. A peça utilizou a técnica verbatim e ficou mais de 3 anos em cartaz, levando cerca de 12.000 espectadores ao teatro.

Como funciona a técnica verbatim?

Quer saber mais como funciona o teatro verbatim? Nesse vídeo, o diretor inglês Robin Belfield dá algumas dicas sobre como criar uma peça de verbatim apresentando imagens de um workshop que ele conduziu no National Theatre, em 2014. Lembre-se de ativar as legendas em português.

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